RONDONIA NO COMUNIDADES 
Criar um Site Grátis Fantástico
Política
Política

 

10-06-2010 07:39:29

Expedito Júnior anuncia coligação com 11 partidos PSDB, PR, PSC, PTC, PRB, PT do B, DEM, PHS, PMN, PV e PSB



O ex-senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Expedito Júnior (PSDB), em entrevista ao jornal eletrônico O OBSERVADOR, além de tocar em pontos polêmicos como seu “racha” político com Cassol (ex-Governador e pré-candidato ao Senado pelo PP), enfoca questões político-administrativas que deverão ser seu foco de campanha a partir da oficialização de sua candidatura após as convenções. 

Para melhorar o entendimento, dividimos em tópicos as questões respondidas pelo pré-candidato tucano:

FRACO NO SEGUNDO TURNO? 

Questionado sobre o comentário que Confúcio Moura (pré-candidato ao Governo do Estado pelo PMDB) teria feito em Vilhena, onde teria dito que sua preferência é ir ao segundo turno com Expedito por ser o candidato mais fraco, o tucano respondeu:

- Ele está dizendo apenas o que vai acontecer. Eu também prefiro ir para o segundo turno com ele. Todos vão brigar para ir ao segundo turno comigo, inclusive pode dificultar a relação do PMDB com o PT. 

COLIGAÇÕES

Expedito não fala em confirmações, e crê que só existe a possibilidade de oficializar mesmo as parcerias que o PSDB irá fazer, após as convenções, mas já adianta: 

Coligação PSB (partidos fechados):

- Apesar de política surpreender, e de muitas vezes as coisas mudarem de rumo, nós já estamos trabalhando a parceria entre 11 (onze) partidos políticos, são eles: Nós (PSDB), PR, PSC, PTC, PRB, PT do B, DEM, PHS, PMN, PV e PSB. 

ESQUEMA PARA PROPORCIONAIS

O pré-candidato não se limitou apenas a falar nas parcerias, mas também montou um esboço de como poderão ser as alianças nas Eleições proporcionais: Nas eleições proporcionais poderia ser: PSDB + PTC, PR + PSB, PSC + PT do B e DEM, PRB + PHS e PMN e o PV só. 

FEDERAL: Todos juntos. 

INCÓGNITA: O VICE

Assim como oficializar as coligações, o ex-Senador crê que o nome do vice irá surgir dentro de uma perspectiva política lançada após discussões internas com os partidos aliados.

“ – Não há como dar um nome agora, temos que esperar, o vice sairá da coalizão entre o DEM, PR, PV, PHS e PSB. “ – avisa.

NOME AOS BOIS 

Mas, apesar do vice ainda ser uma incógnita, Expedito dá o partido e o nome de cada candidato:

” – Sendo do PSB, o vice é Alan Queiroz, do DEM Silvernani Santos, PR Miguel de Souza, PHS Melki Donadon e PV Lindomar Garçom.” – conta.

SENADO FEDERAL

Agnaldo Muniz do PSB surge como uma parceria interessante, visto que há uma boa perspectiva dentro dessa aliança feita entre Expedito Júnior e o segmento evangélico. 

” – Existe a possibilidade dos nomes de Val Ferreira (PR) ou Daniel Pereira (PR) também serem lançados ao Senado. Creio eu, que dentro das conversações do partido e suas alianças, se ela tiver que sair candidata, sairá como federal, mas ainda é uma possibilidade.” – assevera. 

ACIRRAMENTO: IVO CASSOL X EXPEDITO JÚNIOR 

Impossível conversar com Expedito Júnior, e não questionar sobre as alfinetadas que Ivo Cassol tem lançado a ele em praticamente todos os seus discursos, mas em sua resposta, adota uma postura recatada e calma:

” – Não existe acirramento. Cada um cuida da sua vida. Cada um cuida do seu “CPF”, como diz o próprio.”

“ – Eu o trato como cidadão comum, como ex-Governador.” – finaliza. 

RECUO 

Apesar das críticas lançadas sobre o seu nome através de Ivo Cassol terem dado uma pausa, Expedito acredita que o ex-Governador não tenha recuado:

“ – Não acho que tenha recuado, está batendo ainda. Declarou também, que se ficarmos eu e o Confúcio (Moura) no segundo turno, Confúcio terá o apoio incondicional de Ivo Cassol.” – conta.  

COMO ESTÁ A CAMPANHA EM QUESTÃO DE COORDENAÇÃO


- Até as convenções estará tudo montado. Estou contratando gente daqui, com apoio de alguns de fora. Agencia de publicidade é a PNA e Time (Manaus). 

APOIADORES FINANCEIROS

- Natural. Ninguém apóia candidato sem ser candidato. Essas questões começam apenas após as convenções. 

- Sinto uma expectativa grande. O povo querendo discutir o futuro Governo com o PSDB, nos dizendo qual o modelo que querem para saúde, segurança, educação, um Governo conciliador. 

GOVERNO CENTRALIZADOR

“ – Cassol governou Rondônia com o telefone celular.” – é com essa frase de Expedito Junior que iniciamos este tópico da entrevista. 

Em seu discurso, parece acreditar numa administração voltada a contribuição de todos, resgatando principalmente, a capacitação dos trabalhadores do Estado:

” – Acho que Rondônia, com um milhão e quatricentos mil habitantes tem que recuperar os técnicos que estão enferrujando no processo. Temos que trazê-los de volta, e fazer uma administração transparente e acima de tudo, respeitar todas as lideranças políticas do nosso Estado.” – diz. 

O tucano também crê, que se for eleitor o Governador, não será o Governador do PSDB e sim, do povo do Estado de Rondônia. 

” – A partir de janeiro, os olhos têm que estar voltados para a Capital. Temos que melhorar o IDH de Porto Velho, e para melhorar, precisamos da ajuda do prefeito Roberto Sobrinho (PT). A primeira coisa que quero fazer, caso seja eleito, é visita-lo para desenvolvermos projetos social juntos.” – finaliza. 

SAÚDE 

Para melhor a área da saúde como um todo, Expedito Junior acredita que a primeira medida a ser tomada é trazer Médicos, convidando-os a participar da gerência, opinando, criticando, e aprimorando o setor. 

” – Na área da saúde, o que importa é a contribuição do profissional da área, o que não vamos mais permitir é a ingerência política na Saúde.” – diz.

CRIMINALIDADE 

Desenvolver um programa que existe hoje em Fortaleza, chamado “Polícia quarteirão” é uma das principais prioridades de Expedito, funcionando assim, como uma espécie de polícia comunitária, num raio maior de atuação, e com eficiência. 

“ – Iríamos criar num raio de 2 ou 3 mil metros toda a estrutura. Teríamos que construir várias bases, com uma central, com isso, os agentes da polícia morariam nos bairros. A partir daí, com a convivência, fica mais fácil de inibir ações criminosas de qualquer tipo.” – avisa. 

Sistema prisional – O pré-candidato ao Governo, também crê que uma das formas de melhorar não só na diminuição da criminalidade, mas na produção do Estado é transformar o presídio Urso Branco em Indústria, terceirizado-o como fez o Grupo Bertim daqui de Rondônia, com o presídio em Curitiba. 

PLANO E MODELO DE GOVERNO

Expedito Junior avalia que para ter um bom plano de Governo não adianta contratar pessoas de fora, por isso aposta nos profissionais de Rondônia, garantindo que não há contratados para realizar esse trabalho, e que tudo é feito em cada segmento, para ser filtrado e executado em seu Governo:

“ – Nosso plano está quase pronto, os técnicos são de Porto Velho e outras regiões do Estado. Não há ninguém contratado, são pessoas da sociedade que estão nos ajudando. Médicos, engenheiros florestais, e outros profissionais se reuniram e estão nos dizendo o que achariam melhor para o Estado. Filtrar, e fazer nossas proposta. Nosso plano está surgindo das bases, todos sendo ouvidos.” – garante. 

DIÁLOGO

O ex-senador diz que não está na política para brigar, e sim, discutir. Expedito diz preferir dialogar a ‘empunhar espadas’, e que a harmonia é a solução para uma boa administração:

“ - Eu nunca fiz política com a espada na mão, sempre fiz política com diálogo, e não vai ser diferente se for Governador do Estado. Irei buscar entendimento, em harmonia e transparência. O Conselho de Governo será composto com a sociedade organizada, assim como fez o Governo de Aécio Neves.” – finaliza. 

MODELO

O Tucano acredita que a industrialização do Estado é a resposta para uma melhora econômica considerável:

“ – Para ser Governador de Rondônia, é imprescindível que se saiba que Porto Velho e o interior tem aptidões diferentes. Temos que industrializar o nosso Estado. Transformar o nosso parque industrial e realmente trazer as indústrias de Rondônia. Como? Trazendo o BNDES para o Estado, que hoje está de costas pra Rondônia. “ – finaliza.

A Convenção do PSDB deve ocorrer no dia 26 ou 30. 

 

Rating: 3.0/5 (68 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...

 




Total de visitas: 7710